PRACETA 25 DE ABRIL
Pequena praça de estar
Data de projecto/construção: 2000
Localização: Vila Nova de Famalicão
Pequena praça de estar com pavimento de microcubo e guias de granito resolvida a partir de um anterior terreiro que servia de parque de estacionamento anárquico.
Os bancos em betão branco resolvem as duas periferias (passeios) de cota mais elevada e proporcionam uma estadia serena à sombra das quatro laranjeiras adultas que foram aí plantadas.
A utilização nocturna está garantida com a colocação de quatro candeeiros elegantes e discretos.
A confrontação com o prédio situado a norte foi tratada com uma sebe de bambus, que oculta e protege o quintal do edifício.
A parte restante da praça, o seu miolo serve de travessia e como espaço de brincadeiras dos mais novos.
A proximidade de duas escolas, a nascente uma de ensino primário e a poente uma de ensino secundário, garantem a utilização quase permanente deste pequeno espaço público.
O quiosque já existente aquando do início das obras, garante também que a primeira leitura dos jornais e revistas se faça ali mesmo nos bancos de betão e à sombra das laranjeiras.
Para impedir a utilização desta plataforma como estacionamento de viaturas foram desenhados especialmente para aqui, os balizadores cilíndricos de aço inox que depois foram espalhados por toda a cidade.
Tentou-se e penso que foi conseguido tratar um pequeno espaço residual, numa aprazível praça de estadia, discreta, mas agradável.